Esta igreja, por livre opção, adotará como norte, a liturgia, as vestimentas (conforme as normas estatutárias desta igreja), os rituais, os sinais, os objetos e imagens, os textos, doutrinas e ensinamentos, baseados nas tradições e embasamentos cristãos e na trindade santa (Deus Pai (Criador), Deus Filho (Jesus Cristo - Redentor), Deus Espírito Santo (Santificador)). Porém, não seguirá um único credo, mas combinará ritos e liturgias diversas conforme já citado, fazendo valer a finalidade ecumênica desta igreja.
_________________________________________________________________________________
A Igreja dos Filhos do Coração de Deus - IFCD (antiga Igreja Ecumênica Shekinah - IES -) é uma nova religião iniciada em junho de 2002 na cidade de Lavras – MG / Brasil. Seu fundador, Sérgio Ricardo Gomes, juntamente com seu amigo José Antônio Januário, depois de um período de preparação, em oração e estudos, começou a passos de “tartaruga” este projeto e escreveu as constituições da ordem dos Filhos do Coração de Deus - FCD - Intercordianos. A ideia principal era a fundação de uma casa de acolhimento (Fraternidade), administrada por diáconos permanentes. Sérgio e José Antônio escreveram as constituições, depois imprimiu e guardou o texto e literalmente esqueceu dele. Passados 17 anos, então já em 2019, mexendo em seus pertences, Sérgio encontrou o impresso com as constituições e foi como um "boom", o chamado de Deus veio a tona e com novo ardor e então Sérgio reuniu-se com José Antônio e fez-lhe a proposta de tirar aquela ideia do papel e torná-la realidade. Então, reformaram o texto e assim foi então criada a Igreja Ecumênica Shekinah - IES - e em 2023 foi criado seu presbitério, a ordem dos Filhos do Coração de Deus - FCD. Em 03 de julho de 2020 foi registrada em todos os órgãos competentes necessários. Em abril de 2026, houve uma reestruturação geral na Igreja Ecumênica Shekinah - IES - e em seu presbitério, a Ordem dos Filhos do Coração de Deus - FCD -. O estatuto de ambas foi reformado e fundiu-se, com novas diretrizes e normas e deu origem à IGREJA DOS FILHOS DO CORAÇÃO DE DEUS - IFCD - UNIVERSALISTAS. Ela tem validade jurídica pois toda sua documentação está devidamente registrada nos órgãos competentes para tal. Essa documentação pode ser vista publicamente por quem tiver interesse, bastando apenas acessar o link específico no site desta igreja (http://ifcd-matriz.blogspot.com ) e procurar do lado direito do site (blog) o item páginas do site, número 5: “veja aqui a documentação da igreja”. Esta igreja, assim que registrada, também deu-se conhecida mundialmente através de cartas físicas (enviadas via correios) que foram enviadas para todos os responsáveis das outras igrejas, desde católicas (para o papa, para os bispos, etc) quanto para as igrejas evangélicas. Também foram enviados correspondências eletrônicas (e-mail e site, bem como disponibilidade em todas as mídias sociais eletrônicas). Com isso, cumpriram-se os itens necessários que são: Legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. Esta igreja não faz nenhum tipo de discriminação e recebe a todos com os braços abertos, pois Cristo veio para todos e a ninguém discriminou. Deus é amor e quem ama permanece em Deus. Portanto, onde há amor verdadeiro alí há Deus. Com a encarnação de Cristo eis que novas foram feitas todas as coisas e o antigo testamento foi suplantado pelo novo testamento. Em Cristo somos novas criaturas. Não temos fronteiras. Atendemos em qualquer localidade. Assim, a IGREJA DOS FILHOS DO CORAÇÃO DE DEUS - IFCD - é uma nova religião que foi criada, com ensejo ecumênico, haja visto que, conforme as sagradas escrituras, já não podem haver mais divisões, barreiras, discriminação, de qualquer modo que seja, a ninguém. Portanto, todos os seus membros são ecumênicos. Quando forem perguntados por alguém que não faça parte dessa igreja, qual é a sua religião, o fiel poderá responder sem medo e com fé: “Sou UNIVERSALISTA ou ecumênico”. O ecumenismo não vislumbra a discórdia entre as demais religiões que existem, mas, sim adota a união, como está escrito nas escrituras cristãs, na carta de São Paulo aos Efésios: 2, 14. Somos parte do corpo de Deus e não podemos nos separar deste corpo, pois se um membro falhar, o corpo todo pode decair e ruir. Hoje, no mundo atual, somos convidados a enxergar o nosso irmão como sendo alguém de nossa família. Todos trabalhamos neste contexto, sem diferenças, seja elas quais forem. Esta igreja trabalha o coração e a alma de seus fiéis, demonstrando a todos que como em Cristo somos um, assim não podemos mais agir como se fossemos igrejas separadas, cada uma de uma religião específica. Não é isso que Cristo quer. Ele quer nossa união e principalmente termos um coração humilde e caridoso, para que o talento que Deus nos dá não fique enterrado, mas que renda juros eternos, juros de dádivas de amor, perdão, comprometimento, atenção e misericórdia de uns para com os outros. Cristo nos convida assim para reconstruir sua igreja, que além de ser apenas um templo de pedras, tijolos e madeira, quer que seja mais que isso, que seja nosso o coração repleto de Deus e exalando em cada pulsar a essência de Deus, seu maravilhoso perfume sagrado.

